Projetos Desenvolvidos

FESTIVAL DE DANÇA
          O projeto tem como objetivo o estudo da dança em seus vários estilos: regional, folclórico, moderno, etc, bem como promover a divulgação da dança como conteúdo nas aulas de Educação Física, e promover a integração entre as atividades da escola e a ciomunidade em geral.
         A introdução da dança nas aulas de Educação Física surgiu da necessidade de promover o exercício da corporeidade de nossos alunos, tendo em vista que a dança está um pouco esquecida enquanto conteúdo formal, por parte de  muito professores.
        Neste sentido, o acesso aos conhecimentos acerca da dança possibilita incluí-la em nossos planos de trabalho e tratá-la enquanto expressão representativa da história da humanidade, ou seja, um bem cultural.
         Segundo os PCNs, através da dança o aluno poderá reconhecer as qualidades dos movimentos, sendo capaze de analisá-los, e a partir de algumas referências, poderá conhecer algumas técnicas de execuçãode movimentos e utilizar-se delas. Poderá também ser capaz de improvisar, de construir coreografias, e por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.

Professor responsável: Profª Elivânia Santos (Coordenadora de Ensino)
                      
SUPERAÇÃO

 
          
           O projeto SuperAção, entendendo o termo como o ato de superar as dificuldades na leitura e interpretação através de muitas ações voltadas para esse fim, consiste num trabalho desenvolvido com os alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental, que apresentam muitas dificuldades na leitura, interpretação e produção de texto.
          São objetivos do projeto, proporcionar o prazer pela leitura, efetuar leitura crítica dos textos, estabelecer comparação de textos com vistas a percepção e identificaçao da ocorrência da intertextualidade, desenvolver a oralidade, aumentar a frequência da leitura extra-classe, melhorar o processo de escrita, e socializar as ideias suscitadas pelos textos.
          O projeto é desenvolvido no contraturno, ou seja, é desenvolvido à tarde com os alunos do turno da manhã, e é dividido em quatro etapas. A primeira, visa a integração dos componentes do grupo; a segunda consiste em penetrar no mundo da leitura de uma forma ampla dando atenção principalmente às fábulas, por abranger uma estrutura narrativa breve e de fácil compreensão; a terceira etapa busca o prazer das histórias em quadrinhos, que é um gênero de muita aceitação entre o público infanto-juvenil; e por último, na quarta etapa, os alunos vivenciam a magia e a beleza do mundo poético.
          O projeto acontece de forma integrada ao processo escolar dos alunos, de modo que a avaliação do desempenho dos mesmos é encaminhada para a professora da sala regular.

Professora Responsável: Profª Rozenália Garcia

 TRANSANDO SAÚDE

 
          O projeto "Transando Saúde" faz parte de um projeto mais amplo da Secretaria de Estado da Educação em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, que tem como objetivo desenvolver ações de saúde e prevenção nas escolas da rede.
          Na escola, o projeto está sendo desenvolvido dede 2006 através da articulação entre as propostas curriculares das disciplinas Ciências, Biologia e Artes, e ações de disseminação de informações acerca das DST/AIDS tendo em vista a prevenção.
          A partir do ano de 2008, o projeto passou a ser desenvolvido em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio).
Professores Responsáveis: Profª Erli Amazonas e Profª Lúcia Freire
Blog do Projeto ( em fase de construção)   


CONSCIÊNCIA NEGRA

          O projeto foi idealizado durante uma visita dos alunos do Ensino Médio à cidade de Laranjeiras, berço da cultura negra de Sergipe. Nesse município existem fortes traços da cultura do negro africano, trazido à força para o Brasil como mão-de-obra escrava, sendo submetido a todo tipo de humilhação e maus tratos. Entetanto, a enorme herança cultural deixada pelos africanos incorporou-se de forma importante e endiscutível à cultura do povo brasileiro.
         Desta forma, são objetivos do projeto: oportunizar aos alunos a possibilidade de conhecer e discutir a cultura negra e sua inflência no Brasil; reconhecer a importância da contribuição dos negros no que diz respeito à formação cultural brasileira;e valorizar a cultura afro-brasileira no espaço escolar  
 
Professor Responsável:  Profª Edna Santos


SOLTANDO A LÍNGUA

         O projeto  Soltando a Língua surgiu da necessidade de fomentar nos alunos do ensino médio habilidades relativas à oralidade, tendo em vista que essa modalidade da língua tem sido esquecida pela escola, nas diversas áreas do conhecimento. 
            Assim, o projeto visa proporcionar aos alunos oportunidades de comunicação oral, a fim de que eles habituem-se a essa modalidade de língua em ocasiões que requerem uma linguagem mais elaborada e em oportunidades de contatos sociais de prestígio, interagindo com os colegas e docentes e tornando-se mais preparados para discutir e debater determinados assuntos divulgados nos meios de comunicação e, inclusive, no contexto da própria escola, além de tornarem-se mais aptos a uma forma de comunicação mais próxima da lingua padrão no momento de uma entrevista para um emprego ou em outras situações discursivas.

Professor Responsável: Prof. Adilson Oliveira Almeida
 
TARDE LITERÁRIA

Professor Responsável: Prof. Valter Silva de Jesus


INGLÊS COM TICs 


 
          O projeto tem como objetivo utilizar as tecnologias da informação e comunicação para implementar as aulas de Inglês. As ações do projeto estão voltadas para a produção de material audiovisual, e utilização de mídias digitais tendo em vista potencializar o ensino da Língua Inglesa.

Professor Responsável: Profª Cristiane Oliveira
Currículo Lattes