sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Leão Magno Brasil é notícia no Jornal da Cidade

Escola de Socorro é referência nacional

Publicada: 30/08/2009

Texto: Edjane Oliveira

O Colégio Estadual Leão Magno Malta Brasil é referência nacional em Educação. No início deste mês, a escola localizada no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, ganhou o Prêmio de Referência em Gestão Escolar de Sergipe, disputado com 80 escolas do Estado. Em outubro, o diretor da unidade, o professor Geilzo Nascimento Bispo - que leciona na unidade desde agosto de 2007 -, embarca junto com os gestores premiados dos outros 26 Estados da Federação rumo aos Estados Unidos da América (EUA) para um intercâmbio entre gestores de escolas americanas, com o objetivo de socializar e trocar experiências no ramo da Educação.

O Prêmio de Referência em Gestão Escolar de Sergipe dado ao Leão Magno, foi eleito pelos educadores americanos dos Estados de Ohio e Los Angeles, Gregory Tipton e Scott Schemerelson, que estiveram em Sergipe, em intercâmbio. Segundo eles, a escola foi escolhida por conta do acolhimento dado aos alunos, presença da comunidade, organização e conservação do patrimônio.

Além disso, a escola também está concorrendo ao Prêmio Educar-SE, da Secretaria de Estado da Educação, nas modalidades de melhor gestor, melhor escola pública da Grande Aracaju nos ensinos fundamental e médio, e melhor escola pública do Estado. “Essa é a única escola que está concorrendo em quatro modalidades”, comemora o diretor. E, no mês de outubro (mês do professor), o Leão Magno será destaque na revista “Nova Escola”, da Editora Abril.

Escola referência

Não é a toa que o Leão Magno é uma escola de referência nacional. O sistema educacional desenvolvido na unidade é seguido à risca, de acordo com o que está previsto no regimento da
escola. Mas, o diferencial é a participação da comunidade socorrense junto ao Leão Magno.

“A gente possibilita que a comunidade venha para cá. Na maioria das vezes a escola é que vai até eles. Mas hoje não dá para fazer educação só através do diretor, coordenador e educador. Os pais também têm que acompanhar sistematicamente como vai a educação do filho”, explicou Geilzo Bispo, ao ressaltar que também é um membro da comunidade.

“O que facilita o trabalho de interação social. Sei e todo mundo sabe que essa é uma comunidade que carrega o estigma da marginalidade. Então, temos, além de tudo, a função de quebrar os preconceitos e criar novos conceitos de uma comunidade ordeira que quer crescer. A interação entre comunidade e escola é a válvula de escape para essas ações. Quando há interação a gente faz do caminho árduo, um caminho mais próximo”, enfatizou, ressaltando que o Leão Magno tem um Comitê Comunitário formado por representantes dos pais de alunos, da associação de moradores, do grêmio escolar (alunos) e professores.

Alunos de escola premiada seguem normas rígidas

Outro diferencial do Leão Magno é que Geilzo Bispo faz questão de manter a linha dura da disciplina militar, aprendida durante os nove anos que serviu ao regime. Lá, os alunos estão sempre, rigorosamente fardados, com blusa do colégio e calça jeans. Não é permitida a entrada de alunos com bermudas, ou calças curtas. Além disso, o aluno também não pode dobrar as mangas da blusa, nem riscá-la. E o melhor de tudo, é que os alunos seguem as exigências sem pestanejar.

“Não pode camisa riscada, barriga de fora, etc. O fardamento padrão não pode ser mudado. Por enquanto só não cobro o uso do tênis porque nem todos têm condições de comprar. O uniforme é a identidade da escola. Facilita até a identificação para mediar determinados conflitos de rua”, declarou Geilzo Bispo, lembrando que a preservação do colégio também é mantida.

“Aqui, todo mundo cuida da escola. Preservar o Leão Magno está na consciência dos alunos. É uma escola pública que não pode ser depredada. Não é uma escola para o professor, para o aluno, é para a comunidade. Inclusive aqui não há pichação. Já tive problemas com isso, mas foi resolvido. Hoje, quem ajuda a pintar a escola são os alunos - alguns que eram pichadores - professores e eu”, disse.

Os estudantes também têm que seguir o horário da escola, que só dá 15 minutos de tolerância para a entrada dos que chegam atrasados. E, para sair da escola, eles têm que
ficar até o final das aulas. “Se tiver que sair mais cedo, o aluno tem que fazer o
pedido ao professor por escrito, justificando o motivo da saída. Depois enviamos uma
declaração aos pais”, comentou Bispo. Ele informou ainda que os professores também têm que seguir as regras. “Professor tem que dar aula. Quando um falta, vou à Secretaria da Educação do Estado para pedir outro. Lá já sou conhecido como o diretor enjoado”, comentou bem-humorado.

Medidas socioeducativas

Outra medida que faz do Leão Magno uma referência nacional de ensino é a aplicação de medidas socioeducativas para aqueles que transgredirem as regras. Essa medida é aplicada no lugar da famosa e tradicional suspensão. “Antes, quando havia a transgressão da regra havia a suspensão. Mas esse ano, ao invés dessa atitude, estamos aplicando medidas socioeducativas.
Se um aluno agredir outro, por exemplo, ele não vai mais ficar cinco dias em casa, ele terá que cumprir uma medida e tudo é acordado com os pais. Eles ficam mais tempo na escola, geralmente 30 minutos a mais por dia para ler um livro e depois resumi-lo. Temos uma estante repleta de romances só para esses casos”, esclareceu o diretor.

Ele conta que percebeu que a medida para quem infringisse o regimento escolar deveria ser mudada quando se deu conta de que a suspensão não resolvia o problema. “O aluno que não quer estudar vai achar ruim se tiver que ficar em casa cinco dias? Para ele, a suspensão não resolve. Não seria uma punição. Então resolvi aplicar medidas socioeducativas, pois funcionam muito mais. Ninguém quer ficar mais tempo na escola estudando e fazendo trabalhos”, declarou.

O Leão Magno tem cerca de 1.800 alunos da comunidade socorrense. A escola é de ensino fundamental e médio, e funciona nos três turnos do dia. Ao todo são 15 salas de aula e uma quadra poliesportiva, além de cantina e pátio para alimentação e socialização dos estudantes. A merenda escolar é fornecida duas vezes, uma no turno da manhã e outra pela tarde.

Reconhecimento

O esforço, dedicação e trabalho de Geilzo Bispo prestados à comunidade local foram reconhecidos pelo prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, que no último dia 12 lhe fez uma homenagem, entregando uma placa. “Fiquei muito feliz. É através dessa placa que o prefeito demonstra sua preocupação com o futuro dos estudantes socorrenses”, lembrou o diretor.

Fonte:http://2008.jornaldacidade.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário