sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Alunos da 4ª série e o jogo The Sims

        
          Os alunos da 4ª D estão participando de projeto que utiliza o jogo The Sims 2 com a finalidade de desenvolver habilidades narrativas. O projeto "The Sims e Produção Textual" tem como objetivo identificar e analisar as possibilidades de ação e participação dos alunos na construção de narrativas a partir dos enredos que o jogo proporciona. 
         O jogo The Sims, lançado em 2000 pela Electronic Arts, é um software de simulação da vida real onde o jogador tem a possibilidade de criar as personagens, definir seus traços físicos e psicológicos, bem como dispor sobre o enredo de suas vidas; o jogador comanda virtualmente a vida das personagens e da comunidade onde elas vivem. Diferentemente das práticas tradicionais de narração, na qual as suas características (espaço, tempo, personagens, enredo, etc) são imaginadas, através das interações proporcionadas pelo The Sims, o aluno tem a chance vivenciar e montar a história. A interatividade proporcionada pelo jogo permite ao jogador uma participação efetiva, escolhas no decorrer da história, e modificação do papel de mero expectador na narrativa.
          Com o desenvolvimento do projeto pretende-se incentivar os alunos a produzirem textos narrativos de uma forma lúdica e mais interativa.
          No último dia 13 de novembro, a professora responsável pelo desenvolvimento do projeto,professora Cristiane Oliveira, apresentou o mesmo no II Encontro de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário