sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Leão Magno Brasil é Referência em Gestão Escolar

O Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil, localizado em Nossa Senhora do Socorro, será o representante sergipano no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, ano base 2008. Em 2º lugar ficou a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, de Lagarto e empatados, em 3º lugar, ficaram a Escola Estadual Professor Valnir Chagas, de Aracaju, e o Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis.

Como premiação, os gestores escolares classificados na etapa estadual terão acesso a viagens de estudos. A primeira colocada representará a educação pública de Sergipe nos Estados Unidos. As demais, assim como também a 1ª colocada, participarão de um intercâmbio educacional em um dos estados brasileiros, com exceção de Sergipe. A proposta dos organizadores é que, em cada uma dessas ocasiões, os representantes das escolas troquem experiências educacionais e conheçam outros modelos de gestão.

Nesta 9ª edição, concluíram o processo de avaliação 80 unidades de ensino, sendo 77 da rede estadual e três da rede municipal. Na edição referente ao ano de 2007 participaram apenas 18 escolas.

Para chegar ao nome dos primeiros colocados, a coordenadoria estadual do prêmio, composta por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED), seguiu um vasto cronograma de atividades iniciado em outubro de 2008. Foram realizadas visitas para divulgação do Prêmio e a elaboração de dossiê (documento final do Prêmio), além de oficinas. A coordenadoria estadual também montou um esquema de atendimento na sede da SEED, a fim de elucidar supostas dúvidas dos gestores inscritos.

Numa outra oportunidade, as atenções estiveram direcionadas à análise do mencionado dossiê. A avaliação ficou sob a responsabilidade de uma comissão julgadora formada por representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria de Estado da Administração (SEAD), SEED, Rede Nacional de Gestores em Educação - RENAGESTE e Movimento Sergipe Competitivo.

De acordo com os resultados divulgados pela coordenação estadual do Prêmio de Gestão, 10 instituições foram previamente classificadas: Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, Escola Municipal Cecício Eugênio Alves, Colégio Municipal Josué Passos, Colégio Estadual Comendador Calazans, Colégio Estadual Raimundo Mendonça e Araújo, Escola estadual Professor Valnir Chagas, Colégio Estadual Eduardo Silveira e Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade. Destas, quatro conseguiram a classificação estadual. O Leão Magno conseguiu o 1º lugar; a Nossa Senhora da Piedade a 2ª posição, e o Valnir Chagas e o Josué Passos ficaram empatados em 3º lugar.

Prêmio de Gestão

O Prêmio, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, é coordenado nos estados pelas secretarias estaduais da educação. Ele tem como objetivo consolidar as experiências de sucesso em gestão escolar desenvolvidas nas unidades de ensino e premiar os educadores envolvidos. A SEED instituiu o Prêmio de Referência em Gestão escolar neste ano de 2009, através da portaria nº 1.798/2880, no âmbito das escolas de Educação Básica de Sergipe.

Como premiação, os gestores escolares classificados na etapa estadual terão acesso a viagens de estudos. A primeira colocada representará a educação pública de Sergipe nos Estados Unidos. As demais, assim como também a 1ª colocada, participarão de um intercâmbio educacional em um dos estados brasileiros, com exceção de Sergipe. A proposta dos organizadores é que, em cada uma dessas ocasiões, os representantes das escolas troquem experiências educacionais e conheçam outros modelos de gestão.

"O Prêmio como processo de autoavaliação é a porta de entrada para o resgate de uma educação de qualidade", ressaltou o diretor da Assessoria de Planejamento da SEED, professor Maurício Nascimento.

(...)

Em reunião com os coordeadores do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar foi dada a palavra ao diretor da escola vencedora da edição 2009 do Prêmio, professor Geilzo Nascimento Bispo, do Colégio Estadual Leão Magno Brasil. Ele enfatizou a importância do prêmio como um meio de quebrar paradigmas. "Esse prêmio é muito importante para o conjunto Jardim, uma vez que é uma comunidade socialmente discriminada, e que, através da educação, estamos quebrando esse preconceito, criando novo conceito de uma comunidade ordeira e sobretudo cidadã. Sem a participação dos professores, equipe pedagógica, pais dos alunos e funcionários não seríamos escolhidos para ganhar tal prêmio; é a eles que devemos esse reconhecimento", agradeceu o diretor.

Fonte:http://www.seed.se.gov.br


3 comentários:

  1. oi professores e colaboradores deste colegio
    fui fui aluno neste colegio.há 8 anos atrás
    hoje moro em ( juiz de fora MG )
    fico alegre por saber que está escola melhorou muita coisa em varios aspectos.

    abraço para todos: ASS.Dione Meneses

    ResponderExcluir
  2. Sou Sargento da Marinha do Brasil e tive o prazer de ter como companheiro o Marinheiro Geilzo, o qual deixou muitas saudades em toda tripulação da Capitania dos Portos de Sergipe. Tava escrito pelas sua maneira de agir, ajudar e obdeçer as ordens e aos mais antigos, que seria ele um grande educador e amigo. Parabéns amigo, UMA VEZ MARINHEIRO, MARINHEIRO ATÉ MORRER. Torçemos e vibramos com o seu sucesso que não deixa de ser nosso também.
    Um abraço saudoso do amigo Sargento Alberto. ps: moro atualmente em maceió e te acompanho de longe a sua brilhante tragetória. charllesalbertt@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir